Home

terracoDepois de toda uma vida a trabalhar na indústria têxtil, José Fernandes descobriu um novo rumo aos 40 anos. Trocou as malhas pelos molhos e abriu uma taberna. A experiência no ramo da restauração era quase nula. Quase. Porque aos onze anos lavava pratos no Bom Gosto. Com treze anos, trabalhava no balcão do antigo restaurante Barcelense (junto ao Largo da Porta Nova). Nenhuma das experiências lhe agradou e, com 16 anos, foi para o ramo têxtil.

Por lá ficou até há sensivelmente dois anos, quando decidiu abrir a Taberna do Olival (junto à Rotunda do Professor). Acabou por sair da sociedade e, no dia 2 de Dezembro do ano passado, inaugurou o Terraço dos Petiscos, em Vila Boa (perto do cruzamento do Faial).

Tinha já o gosto pela cozinha, que desenvolveu sozinho, espontaneamente, “em casa” e “no campismo”. “Os pratos aqui são todos à base de grelhados, não é uma comida muito elaborada, é o conceito de cozinha caseira, aquilo que eu via a minha mãe a fazer”, conta.

‘Zé Gordinho’ (alcunha por que é “mais conhecido”) quando começou o negócio pensava que “ia servir uns rojões e umas chouriças grelhadas, mas ao terceiro dia já estava a fazer robalos, polvo na grelha e a elaborar os pratinhos para as diárias”, para fazer face aos pedidos da clientela. Agora, “80% do pessoal” já nem consulta o menu, pede logo a especialidade da casa: a Posta a Alho. Mas há ainda outros pratos merecedores de uma apurada degustação: Bacalhau no Terraço, Bife à Terraço, Costelinha com Arroz Malandro, Polvo da Costa Grelhado ou no Forno e Espetada de Polvo com Camarão. O polvo, esse, “é mesmo da costa”. O sogro de José Fernandes é pescador e, de “dois em dois dias”, ele lá vai buscar um carregamento fresquinho.

À hora de almoço há sempre três diferentes pratos de diárias (sopa, prato, bebida, pão e café) a cinco euros e meio; mais um euro e tem direito a sobremesa. “As diárias são uma exigência enorme. As pessoas querem barato e bom. E se abrimos uma casa, tentamos servir o melhor possível e que as pessoas venham cá, fiquem satisfeitas e depois voltem para jantar com a família ou amigos”, observa.

Já à noite, os pedidos são todos por lista. Fora das horas das refeições há uma variada ementa de petiscos: chouriça grelhada, alheira, asinhas de frango, moelinhas, mexilhão, pimentos padron, camarão grelhado e feijoca. “A casa que eu gostaria de ter era só de petiscos na base do camarão, queijos, presuntos… uma casa de tapas, pronto. É o meu sonho”, afirma.

Por falar em tapas… Outra especialidade (esta de beber) do Terraço dos Petiscos é o calimocho, que José Fernandes descobriu numa festa em Espanha. “É uma bebida com coca-cola, vinho, gelo e hortelã – a hortelã fui eu que achei que deveria meter. É um bebida refrescante achei engraçado trazer aqui para a taberna”.

“COMIDA FEITA COM MUITO CARINHO”

Terraço dos Petiscos. O nome não podia ter sido mais bem escolhido. Quer na entrada, quer nas traseiras da taberna há um terraço que é o cenário ideal para uma petiscada, jantar ou almoço em dias de sol. O interior é uma mistura de rusticidade e modernidade. O mobiliário em madeira e o balcão em mármore convivem na perfeição com pormenores modernos. “Gosto de ir buscar o antigo e o actual. Esta casa tem isso. A casa em si tem à volta de cem anos, já estava feita assim e por dentro tentei manter um bocado isso”.

Apesar da curta existência, o estabelecimento tem já um rol alargado de clientes. Ao fim-de-semana, José Fernandes chega a servir mais de cem pessoas num dia. “Fez-se publicidade quando abriu e depois desde dai não se fez mais, tem sido o boca a boca”.

E então o que faz com que as pessoas aconselhem os amigos e familiares a irem ali fazer fazer o gosto ao dente? O que é que o diferencia? José Fernandes responde: “A simplicidade com que nós servimos e a comida, que é feita com muito carinho”.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s