Home
brand-it

Fotografia por Eduardo Morgado

O novo sítio oficial de Cristiano Ronaldo foi desenvolvido por uma empresa de Barcelos que também trabalha com Radamel Falcao e José Mourinho. A Brand It foi criada em 2006 por António Martins e Pedro Araújo dedicando-se principalmente a design de produto, mas foi alargando a sua área de acção, sempre atenta aos avanços tecnológicos, e crescendo sem parar: actualmente trabalham na empresa 13 pessoas. A fórmula do sucesso – consideram os fundadores – é apostar em nichos de mercado e trabalhar como o alfaiate: à medida do cliente.

O capitão da Selecção Nacional lançou a sua nova página na internet (cristianoronaldo.com) no dia 18 de Fevereiro tornando público um “trabalho de equipa” da Brand It. E que, pela sua visibilidade, não é apenas mais um trabalho. “Dá-nos muita responsabilidade, temos que ter o site muito bem preparado”, afirma Pedro Araújo, sublinhando que a página chega a ter “12 mil pessoas em simultâneo”. “Estamos aqui a lidar com algo que é muito mediático. Conseguimos ter em 48 horas 350 mil visitas. Não é muito normal”, ilustra o sócio co-fundador da Brand It, acrescentando que, por isso, “tecnicamente exige muito de quem gere o site”.

Aliás, até é essa parte que, de acordo com Pedro Araújo, acaba por ser a mais desafiadora, porque, excluindo o mediatismo, “fazer um site para o Ronaldo é como fazer um site para a Energie ou para a Vulcano. Tem que se respeitar uma série de coisas e tentar ser imaginativo e criativo, fazer um interface que seja bom para o utilizador”. No entanto, não há como fugir à questão: trabalhar com o CR7 “é um orgulho”, porque “é o melhor jogador de futebol do mundo”, porque “é uma personalidade de que pelo menos todos os portugueses gostam” e porque “traz muita visibilidade” à empresa, enumera Pedro Araújo, que tem sempre o cuidado de ressalvar: “Mas não é a única coisa que fazemos”.

Não é a única coisa que a Brand It faz, nem sequer é a única que faz com mediatismo. Em 2010 a empresa havia criado um software para José Mourinho. Esse trabalho com o melhor treinador do mundo levou a Brand It ao melhor jogador do mundo. “Já tínhamos feito o Mourinho Tactical Board e, na altura, foi feito com a colaboração da Gestifut e da Polaris, empresas que trabalham com ambos (a Gestifut é a agência e a Polaris gere a imagem). Fizemos um bom trabalho e começámos a trabalhar através da Polaris. Primeiro fizemos a aplicação do Falcao e agora o site do Ronaldo”, conta Pedro Araújo.

Ao contrário do trabalho desenvolvido com José Mourinho, que obrigou a empresa a contactar pessoalmente com o próprio, com o site do futebolista do Real Madrid o contacto “foi sempre através da Polaris”.

E porque falamos de mediatismo, a aplicação para o avançado colombiano que alinha no Mónaco é um dos trabalhos que dão mais visibilidade à empresa. “O país que mais visita o nosso site é a Colômbia e o Falcao tem influência”, aponta Pedro Araújo.

SOFTWARE PARA TREINADORES ÚNICO NO MUNDO

Contudo, a Brand It tem outras “coisas mais complicadas de fazer, softwares complicadíssimos e sites que deram muito mais trabalho” mas sem a projecção de quando se lida com ídolos mundiais. O caso mais paradigmático é, até, o software de scouting que a empresa criou para o Real Madrid e que já “está presente em mais clubes”, por todo o mundo. É um sistema “único” para o qual “não há concorrência” e “feito à medida do clube”. E aí reside parte do sucesso da empresa. “Vamos ter com os clubes, vemos como eles trabalham, eles vêm cá para afinar pormenores… Temos uma postura diferente no mercado. Em vez de fazermos um software de massas, somos o alfaiate, fazemos aquele software à medida do cliente”, realça Pedro Araújo.

Numa área em constante metamorfose, é necessário também estar atento à mudança dos ventos mas sem perder a identidade. “Nunca deixámos de fazer aquilo por onde começámos: design de embalagens, CD, DVD. Continuamos a fazer isso, porque foram os nossos primeiros passos e ainda temos muitos clientes nessa área. Claro que começámos a virar para outros lados, a perceber que havia ali mercado”, completa o responsável, sublinhando que a Brand It procura fazer o que os outros não fazem. “Estamos em nichos de mercado, isso só nos ajuda. Tentamos fazer alguma que não exista e isso dá-nos algum descanso em relação à concorrência, dá-nos um período mais ou menos largo do tempo”. Por exemplo, o software de scouting “é único no mundo” e, quanto ao Mourinho Tactical Board, há algumas cópias mas que não conseguem fazer o mesmo que o original.

O curioso é que os sócios da Brand It assumem que não percebem “nada” de futebol. “Temos todos mais ligação à música, mas não é por isso que vamos fazer um software de música… talvez um dia, quem sabe? O que nós notámos foi que a área de futebol estava um bocado mal servida em software de organização e de gestão”, diz Pedro Araújo. “E os que havia eram muito complexos”, acrescenta António Martins.

Depois, para marcar golos e somar pontos, é ‘apenas’ trabalho, trabalho, trabalho… “A fórmula é estupidamente fácil. Pôr a pé às sete da manhã e trabalhar até às duas da manhã, todos os dias. É mesmo fácil. É só trabalhar, não tem segredo nenhum”, aponta Pedro Araújo. E, dessa forma, a empresa foi crescendo paulatinamente: “Em 2006 trabalhávamos os dois, em 2007 já éramos quatro e agora somos 13”. E só não são mais por causa da “carga de impostos pesada”. “Neste momento temos trabalho para pôr mais pessoas, mas é um risco”, diz Pedro Araújo.

O mercado nacional ainda é o principal, mas, “de há dois anos para cá”, notam os sócios da Brand It, os clientes estrangeiros têm vindo a ganhar maior peso. “Nos dois primeiros meses deste ano foi cinquenta por cento”, repara António Martins. Se é uma tendência para manter ou não, isso é que Pedro Araújo já não sabe: “Pode ser hoje e amanhã mudar”. O que é certo – porque é presente – é que a Brand It trabalha os melhores do mundo e isso a empresa, com certeza, espera que não mude.

Reportagem publicada na edição 165 (série III) do Jornal de Barcelos no dia 26 de Fevereiro de 2014.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s