Home

fullsizerender_1Barcelos está em festa. À tradicional romaria das Cruzes que enche a cidade de música e colorido somou-se a conquista da Taça CERS pelo Óquei de Barcelos.
Em Barcelos são poucos os que hoje trabalham, porque amanhã é o ferido da cidade e muitos são os fazem ponte e terão aproveitado para ficar até tarde a festejar o regresso do clube de hóquei em patins local à glória europeia. Na sua terceira presença final da Taça CERS o Barcelos alcança o segundo troféu, vinte e um anos depois.
Adivinhava-se peleja bem mais difícil que a Batalha das Flores, ponto alto das festas da cidade, que durante a tarde pôs milhares a digladiarem-se com pétalas.
O golo madrugador de Rocasalbas foi um soco no estômago, mas a jogar em casa e embalado pelos cânticos de um pavilhão cheio, a equipa orientada por Paulo Freitas encetou excecional reviravolta que teve em Luís Querido o grande herói. O capitão dos barcelenses teve 100% de eficácia nas bolas paradas e apontou um hat-trick.
Logo após Hugo Costa fazer o 1-1, ao minuto seis, o Vilafranca, que eliminara o Sporting, voltou a colocar-se em vantagem por Edu Fernandez que ainda atirou duas bolas à trave (8) e ao poste (11). De penalty, Luís Querido repôs a igualdade (12) e Hugo Costa, com movimento atrás da baliza, ampliou (14). Novamente de penalty, o capitão do Barcelos fez o (2-4) e Reinaldo Ventura lançou o contra-ataque que André Guimarães concluiu (21) levando a partida para intervalo com vantagem confortável para os minhotos (2-5).
Reinaldo Ventura, que apontara os três golos na meia-final ante o Matera, desta vez ficou em branco, tendo falhado dois livres diretos (25 e 33).
O Vilafranca reduziu de livre directo a castigar 10.ª falta por Rocasalbas (30), que depois ainda acertou na trave (39). Mas a verdade é que o Barcelos foi sempre mais equipa e o ambiente infernal nas bancadas carregou a equipa. Parecia que estava destinado o troféu ficar em Barcelos.
Já quando a vitória era certa, Luís Querido deu a machadada final nas aspirações catalãs (3-6) e colocou o pavilhão ao rubro, ao cobrar com êxito livre direto (10.ª falta) e, dessa forma, a levar o Barcelos de regresso à glória europeia… sem sair de casa!

Melhor em campo: Luís Querido

Três lances de bola parada (dois penalties e um livre direto), outros tantos golos marcados. Com 100% de eficácia, o capitão do Barcelos foi decisivo na reviravolta e o herói numa verdadeira tarde de sonho.
Paulo Freitas (treinador do Barcelos) “É uma alegria imensa, um estado de espírito inexplicável. É uma satisfação tremenda, porque apesar de jogarmos em casa entrámos nesta final four, se calhar, como o patinho feio, porque vínhamos de uma série de resultados no campeonato que poderia indicar que não estávamos bem. As finais não são para jogar, são para ganhar. Hoje é dia da mãe e gostava de dedicar esta vitória a todas as mães. Vinte e um anos é muito tempo, mas paulatinamente o Barcelos está a voltar aos momentos de decisão e a conquistar troféus”.

Luís Querido (capitão): “Foi uma tarde de sonho. Tenho que agradecer a este grupo fantástico e a esta incrível moldura humana que esteve aqui hoje. Foram eles, os adeptos, que nos puxaram para a vitória. Torna-se especial ganhar com os colegas com esta camisola ao peito e na catedral do hóquei em patins”.

Reinaldo Ventura (jogador): “Estou muito satisfeito. Para mim era muito importante conseguir ganhar a Taça CERS em Barcelos. Gostava de ajudar a melhorar o que o Barcelos fez no ano passado, esse foi o meu objectivo pessoal e fico contente por o termos conseguido. Esta é uma equipa com grande dedicação e entrega. Conseguimos vencer com todo o mérito e com um apoio impressionante dos adeptos. Guardarei este dia para o resto da minha vida”.

Reportagem publicada no jornal A Bola na edição de 2 de Maio de 2016.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s